Depoimentos da Escola Municipal Profª Alice de Carvalho
Alvorada, 29 de agosto de 2009.
"Penso que o trabalho desenvolvido,com os educandos das turmas de 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Alice de Carvalho,foi de extrema valia,pois os mesmos não tinham ideia de como se dá o ingresso num curso superior. Para os educandos que já haviam demontrado,em sala de aula, que desejam realizar um curso superior reforçou a possibilidade de concretizarem esse desejo,apontando caminhos que viabilizam o ingresso à Universidade através da explicação dos estudantes da UFRGS. Em relação aos que pontuavam,em aula, que somente iriam concluir o Ensino Fundamental o trabalho 'mexeu', de algum modo, na maneira de pensarem sobre o seu futuro.Pincipalmente, para esses, o "bate-papo' veio ao encontro ao trabalho dos professores em proporcionar aos adolescentes a possibidade de sonharem com um futuro melhor." (Profa. Glória - Português).
Alvorada, 22 de agosto de 2009.
“A iniciativa dos acadêmicos da UFRGS de passarem seu relato e experiência é extremamente positiva. Os alunos de 7ª e 8ª séries mostraram-se muito interessados e curiosos em saber como funciona o processo seletivo e a vida a acadêmica propriamente dita. Parabéns pelo trabalho.” (Prof. Fabio – Língua Inglesa)
Depoimento da Escola Estadual Oscar Coelho de Souza
Porto Alegre, 31 de julho de 2009.
"No início do mês de julho estiveram na nossa Escola os alunos bolsistas do PROJETO QUERO ENTRAR NA UFRGS acompanhados de seu professor. A Palestra ocorreu durante a noite, pois nosso Ensino Médio funciona apenas nesse turno, e, contou com a participação de cerca de 150 jovens de 5 turmas.Todos ficaram muito felizes e entusiasmados com as informações dadas, pois, nossa escola fica no extremo sul de Porto Alegre (Bairro Lami) e são poucas as oportunidades que nossos jovens possuem de ter um contato desse tipo.Agradeço em nome dos alunos e em nome da Direção da Escola, pois, além da disponibilidade mostrada pelo grupo de vir até a nossa escola (mesmo sendo bem longe)houve um grande aproveitamento da palestra.
Muito obrigado ao Programa, um abraço"
Roséli Belmonte
(Vice-diretora do Ensino Médio da E.E. Oscar Coelho de Souza).
Depoimento da Escola Estadual Irmão Pedro
Porto Alegre, 20 de maio de 2009.
Para os integrantes do Eixo: Quero Entrar na Ufrgs do Programa Conexões e Saberes,

"Ocorreu no dia 13/05/09 na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro com cinco turmas de 3º anos da escola, cerca de 150 alunos, no turno da manhã e teve inicio as 8h e se estendeu até as 11h40 min.
Compareceram à escola três alunos do Programa em companhia da professora Nair Silveira.
A finalidade era para esclarecer aos alunos da escola, como eles ingressaram na UFRGS e como lá permanecem, por sistema de cotas (dois) por acesso universal (um). A conversa foi muito produtiva, pois os alunos da escola fizeram muitas perguntas e prestaram muita atenção.
Os alunos do Programa ressaltaram a viabilidade de conseguir bolsas de permanência, enquanto estudam claro cumprindo alguma tarefas, assim como explicaram a diferença entre estas.
Falaram sobre o sistema de hospedagem e alimentação - RU e Casa do Estudante para quem mora no interior, ou irá fazer vestibular no interior.
Explicaram sobre o ingresso, de cotas para negros de escola pública.
Conversaram sobre os cursos que eles fazem e como fizeram a sua escolha e as dificuldades que encontram, horários disciplinas, realização dos trabalhos.
O me chamou atenção foi o fato que era a primeira vez que os estudantes do Programa faziam esta ação e se portaram com muita calma e no final apresentaram o blog do Conexões de Saberes e da ação "Quero Entrar na Ufrgs" para que eles conhecessem, divulgaram também o Portas Abertas que iria ocorrer dia 16/5.
Acho que era isto, só tenho a acresentar que a atividade foi muita boa e agradeço a todo o grupo do "Quero Entrar na Ufrgs", assim como aguardo a visita para a outra turma do noturno, que vamos agendar.
Abraço"
Claudia Klinski
Coordenadora Pedagógica da Escola Irmão Pedro

Um comentário:

Anônimo disse...

No início do mês de julho estiveram na nossa Escola os alunos bolsistas do PROJETO QUERO ENTRAR NA UFRGS acompanhados de seu professor. A Palestra ocorreu durante a noite, pois nosso Ensino Médio funciona apenas nesse turno, e, contou com a participação de cerca de 150 jovens de 5 turmas.
Todos ficaram muito felizes e entusiasmados com as informações dadas, pois, nossa escola fica no extremo sul de Porto Alegre (Bairro Lami) e são poucas as oportunidades que nossos jovens possuem de ter um contato desse tipo.
Agradeço em nome dos alunos e em nome da Direção da Escola, pois, além da disponibilidade mostrada pelo grupo de vir até a nossa escola (mesmo sendo bem longe)houve um grande aproveitamento da palestra.
Muito obrigado ao Programa,
um abraço, Roséli Belmonte (vice-diretora do Ensino Médio da EE Oscar Colho de Souza).