E se eu não quiser ou não puder entrar em uma Universidade Pública, como posso conseguir bolsa ou financiamento para um Curso Superior pago?

1) Existe o PROUNI ( http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni ) que oferece bolsas integrais ou parciais em muitas instituições de ensino superior particulares. Para isso você tem que participar do ENEM ( http://enem.inep.gov.br/ ). Mas não esqueça de verificar como anda a qualidade da instituição e do curso do seu interesse pesquisando na página da Secretaria Superior de Educação do MEC ( http://portal.mec.gov.br/sesu )

2) Há ainda o FIES ( http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=376&Itemid=303 ) que é um financiamento para estudantes do Governo Federal. Agora fique esperto: faça bem as contas e veja as condições de devolução do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Às vezes é possível renegociar a dívida com a Caixa.

3) Muitas instituições privadas oferecem bolsa integral ou parcial mediante contrapartida do aluno (monitoria, estágio, etc.). Você deve informar-se com a Secretaria ou Coordenação da instituição do seu interesse.

Nenhum comentário: