O QUE É O PROJETO "QUERO ENTRAR NA UFRGS?"

A ação “Quero Entrar na UFRGS” é uma das atividades do Projeto "Ações Afirmativas e Políticas de Juventude", vinculado ao Território Conexões Afirmativas do Programa Conexões de Saberes.

Desde maio de 2008 são realizadas oficinas e debates com alunos e professores da rede pública de ensino, visando o diálogo e divulgação das possibilidades de preparo, acesso e permanência nos Cursos Técnicos e de Graduação da UFRGS para alunos de origem popular e egressos da rede pública de ensino, a partir das políticas de ações afirmativas vigentes desta universidade.

Realizamos visitas às escolas públicas de Ensino Médio (sem custo algum para as mesmas) para conversar com professores e alunos com o objetivo de minimizar as distâncias concretas e subjetivas sobre o acesso ao ensino superior público (em especial a UFRGS), divulgar as novas políticas de ações afirmativas, formas alternativas e baratas de preparo para o vestibular e possibilidades de permanência no Ensino superior.

Todos os bolsistas participantes deste projeto são egressos de escolas públicas, cujas origens e trajetórias têm muito a dizer e a criar identificações e empatia com os alunos das escolas que visitamos.

Somos cientes que o Ensino Superior não é obrigação nem garantia de futuro para todos. Não somos semeadores de ilusão. O que queremos é compartilhar informações e dialogar com os professores e alunos de escolas públicas (principalmente os de origem popular ou com dificuldades sócio-econômicas), para que as suas escolhas sobre o seu futuro não sejam pautadas pela falta de informação, falta de incentivo ou baixa auto-estima.

Queremos que tu não desistas de certas escolhas só porque te consideras, te dizem ou te fazem pensar que não és capaz. Isso és tu quem vai decidir!!!!


O Projeto “Quero Entrar na UFRGS” é uma iniciativa dos participantes do Território Conexões Afirmativas, formado por bolsistas de graduação e orientadores do Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares, vinculado ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

Equipe do Projeto

Orientadores: Profª Nair Silveira (Instituto de Psicologia); Prof. Rafael Arenhaldt (Doutorando da Faculdade de Educação) e Profª Marilene Leal Paré (Colégio de Aplicação)

Bolsistas: Anelise Silveira Cardoso, Estela Marília Machado Feijó, Fernanda Scherer, Juliane da Costa Furno, Letícia Gomes Farias, Luciane Freire da Silva, Luciane Greve, Marisa Teresinha Gomes Uthman, Natália Isabel Malüe Vieira, Priscila Rejane Lima da Silva, Ronaldo Souza Schaeffer,Susana da Silva Neidsberg, Taís Correia Leite e Tiago Santos Martins.

Contamos também com a colaboração do Prof. João Vicente S. Souza (Colégio de Aplicação e Doutorando da Faculdade de Educação)

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi, pessoal!

Parabéns pela iniciativa. Achei muito boa a escolha do projeto. Esspero que não percam de vista o objetivo da diversidade étnico-racial, ponto de partida das ações afirmativas. Talvez outros espaços como cursinhos populares, clubes negros, escolas de samba entre outros projetos sociais espalahdos pela cidade tbm pudessem ser locus para estas conversas! bjs Luanda.

Anônimo disse...

Olá! Sou aluna da UFRGS, Museologia (começo no segundo semestre) e já tenho uma graduação em Comunicação Social. Gostaria de participar, de alguma forma, do Projeto. Aguardarei mais informações.

Kellen Vieceli disse...

Olá, gostaria de informações sobre o projeto.
Obrigada Kellen

Paulo Francisco Slomp disse...

Caros/as

Agradeço a todos os integrantes do projeto.

Especialmente a Lilhana, Letícia, Rafael, João e Raquel.

Como professor de escola pública e cidadão, fico orgulhoso pelo
trabalho que o grupo realiza.

Talvez possa ser publicado no blog a questão do melhor desempenho dos alunos cotistas na UNB, conforme o João disse. E no PRO-UNI.

Fiz uma busca com "desmpenho de alunos cotistas" e encontrei várias
matérias, de diferentes universidades. UFPR, UNB, UFBA, etc.

Por exemplo, http://www.secom.unb.br/unbnoticias/un0908-p09.htm.

E, mais uma sugestão: trocar a hospedagem do blog para o software livre
www.wordpress.com. Acho que o software livre tem tudo a ver com as
ações afirmativas.

Mais uma vez, parabéns ao grupo!

Abraços!

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se tem o curso de graduação de Direito nessa instituição,pois gostaria muito de prestar vestibular para Direito na UFRGS,é uma das melhores instituição de ensino superior do país!!!!

Obrigada Jaqueline Vargas

Anônimo disse...

A Universidade deveria ter um projeto de inclusão para pessoas com mais de 45 anos uma vez que faz distinção de cotas por raça e beneficia alguns excluindo outros. A igualdade deve ser extendida a todos e com uma politica clara e imparcial mesmo que nossos politicos não pensem assim e só trabalhem para o seu próprio bem e e visando campanhas eleitorais.
Universidade Pública é para aqueles que não fazem parte da elite e deveria antes de tudo para ser aceito nesta que um estudo sócio-ecônomico fosse feito para após aceitar sua matricula. Ao verificar-se divergências durante o curso de determinados alunos sua matricula deveria ser cancelada pois este tirou o direito de outro que mais precisava do ensino gratuito.
Politica se faz com honestidade e transparencia sem beneficiamento de alguns.